20 de outubro de 2012

Sobre uma Geração perdida

" Sexo, drogas e rock and roll "
E nós que pensávamos que isso era lema de gerações passadas... Quanto engano.
Primeiramente, quero dizer que o texto se refere a dois tipos de perdições distintos. Um é sobre estar perdido na vida, confuso com os diversos caminhos que temos a seguir e outro é sobre se perder na obscuridade, na obscenidade, na promiscuidade.
E claro, o ponto de vista apresentado aqui é meramente parcial, me referindo a apenas uma porcentagem de  pessoas que eu observo a viver dessa forma.
Para me basear vou falar sobre alguns filmes que eu gosto demais. Demais mesmo, são os que me fazem refletir sempre acerca da minha concepção de mundo.
Eu, Christiane F. - 13 anos, drogada e prostituída.
Ela tinha uma vida comum, mas uma mente vazia na minha opinião. Vai com uma 'amiga' em uma boate que é a febre do momento e lá eles utilizam todo tipo de droga como se fossem balas e pirulitos. A Christiane vai na onda como se fosse algo natural. Acho que ela procura algo pra quebrar a monotonia da sua vida. A única coisa que ela se posicionava contra era a Heroína (H) e eu tenho a impressão que ela só começou a usar por causa do namorado dela, o Detlev. Porque ela tenta a impedir ele de usar na primeira vez, oferecendo qualquer droga que ele quisesse menos essa e depois que ela toma um pico ela pede a ele para os dois pararem de usar. Mas como ele não para, ela continua. E não deu outra, se tornou uma viciada e começou a se prostituir para sustentar o vício. Viu vários de seus companheiros morrerem, entrou em situações perigosas... (Não vou me estender muito ao falar dos filmes para não ficar cansativo.)
Garotas Sem Rumo
Meninas ricas que gostam de estar no meio de gangues e buscam um tipo de status social na periferia. Não medem consequências e se divertem além do limite. Elas realmente tentam vivenciar tudo como se fossem meninas de gangue, as brigas, as drogas, a hierarquia. Isso tudo porque 'odeiam' a vida de brancos ricos e mauricinhos. Elas são simplesmente idiotas em busca de uma identidade. Sufocadas numa elite tradicional, tentam buscar algo mais emocionante, uma vida menos planejada, que traga a elas surpresas a cada dia. Elas gostam da inconstância, da adrenalina sempre em alta e de viver teoricamente nas margens da sociedade. Mas isso é uma fachada, já que elas não fazem parte efetivamente desse mundo e assim que a situação sai de controle, elas correm de volta ao colo dos seus pais podres de ricos e poderosos.
Aos Treze
Uma menina inocente e aluna exemplar que se envolve com a garota mais popular do colégio e acaba inserida num mundo de drogas, sexo e muita loucura. Seduzida pela popularidade e status social, deixa de lado a escola, a família e passa a fazer muita estupidez ao lado da 'amiga'. Mesmo isso não é suficiente para ela, ela se auto mutila quando está no auge da frustração. A Tracy acaba por personificar uma 'vadia' na minha opinião, exalando futilidade e despreocupação, quando por dentro ela está ferida e quebrada. No caso dela eu penso que ela é obsessiva em demonstrar. Demonstrar que está bem, demonstrar que é popular. Tudo é questão de como ela parece para o mundo, o que mascara o que ela é por dentro. E em certo ponto da história ela implode e todas as feridas acabam se abrindo ainda mais, o que permiti a mãe dela ajudá-la.
Já assisti a cada um deles pelo menos duas vezes e a cada vez fico mais impressionada e reflexiva. Assisti novamente para ter exemplos para sustentar minha opinião nesse post e continuei a me surpreender.
Vou falar primeiramente sobre estar confuso quanto ao próximo passo. Nosso mundo cresce a cada dia mais, 'evolui' a cada dia mais e nós temos que nos virar para acompanhar o ritmo. Em cada esquina encontramos uma novidade e várias opiniões sobre elas. Crescer já é complicado simplesmente pelo fato das alterações bruscas que ocorrem com nosso corpo, imagina isso somado a uma personalidade em formação e um mundo virado do avesso. Bagunça. Não sabemos o que queremos estudar, não sabemos o que fazer do futuro, não sabemos nem sequer o que queremos do presente. Tentamos descobrir do que gostamos, o que nos faz bem e procuramos nos misturar com pessoas que pensem semelhante. Aos tropeços e quedas vamos seguindo em frente, dando tiros no escuro e tateando com cuidado até ganharmos firmezas nas pernas para nos encontrar. As vezes vemos logo a luz no fim do túnel e corremos em direção a ela e percebemos que foi tudo uma fase e olhamos para trás e dizemos com orgulho: "Eu venci.". Mas... não é assim pra todo mundo, uns enxergam uma falsa luminosidade atrativa num buraco e no meio de toda a confusão mental, pulam. Alguns conseguem escalar de volta e outros caem cada vez mais.
Antes de navegar nesse assunto, quero dizer que acredito firmemente que só depois de mortos não podemos alterar nossa história. Então, se por algum motivo você enxergar com mais clareza em que situação está no momento e achar que a coisa está feia... ainda há tempo. Há tempo de mudar, de recomeçar, de recriar, de consertar... Você pode sim mudar o seu destino. Ainda que esteja no fundo do poço, a não ser que esteja enterrado, existe um meio de sair. Agora vamos sair da poesia e vamos mergulhar em um mundo com um pouco menos de luz.
Marginalidade, inconsequência, vício. Sinônimos de destruição, seja ela parcial ou total. 'Mente vazia, oficina do diabo.' É exatamente isso. Coisas que nos diminuem como pessoa, degradam o corpo e a alma. O primeiro sinal de que você se tornou escravo disso é: "Eu posso me controlar, eu posso sair quando quiser,só estou me divertindo, essa é a ultima, vou só observar..." E todas as variantes desse tipo. Porque se qualquer coisa dessas fosse verdade, você sairia imediatamente desse mundo, quando isso se tornar verdade para você, significa que você encontrou o caminho para fora dali. E não se esqueça do que diz meu grande Renato Russo: "Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira." Mas se se enganar te faz sentir melhor, que seja. Eu acho que nunca vou entender porque alguém usa coisas assim para se completar, porque pra mim é isso que elas tentam fazer, encobrir algum buraco, curar alguma dor, se existe algo melhor que isso. Duvido que alguma droga cause sensação tão intensa quanto um orgasmo ou que o efeito de alguma delas dure quanto uma paixão que alimenta verdadeiramente nosso coração, ou que qualquer uma delas te distraia mais de uma dor do que um colo, um ombro, um abraço... Quem se envolve em ilegalidades, drogas ou semelhantes não tem essas coisas na vida na minha opinião. Assim como as garotas dos filmes acham a vida que tem insuficiente e buscam as coisas erradas para preenchê-las. Não imaginam como pode ser um verdadeiro pesadelo para sair disso, sempre acreditam que podem voltar atrás a qualquer momento e que tudo vai ficar bem. As vezes sabem que não vai ser assim e mesmo assim se entregam. No caso delas, elas conseguiram se livrar. Tiveram o apoio de família e amigos verdadeiros e conseguiram voltar para o caminho certo. Mas nos próprios filmes percebe-se quantos não tiveram a mesma 'sorte' e encontraram seu fim definitivo nesse mundo. Deus nos colocou na Terra para que mostrássemos a ele que saberemos nos comportar no paraíso (É o que eu penso.) e se você destrói o bem mais precioso que ele te deu - a sua própria vida - isso mostra que você valorizaria muito menos as coisas alheias. Não se engane com a falsa felicidade que esse mundo oferece, é só uma farsa para te ganhar. E se você for uma pessoa curiosa, ou maria vai com as outras, se afaste de qualquer pessoa que tenho algum tipo de envolvimento com essas coisas. Porque as vezes por mais que tentemos ser fortes, a carne é fraca e esses diabos com face de anjos são ardilosos. 
Se não souber o que fazer, não faça nada. Isso ai. Feche os olhos, tape os ouvidos e trave a língua. Focalize no que você acredita e não se deixe nunca levar pela maré. Certas ondas podem te levar longe demais para que você consiga voltar pra praia. E lembre-se, enquanto você não estiver trancado numa caixa de madeira debaixo da terra, sempre há um meio de mudar.
Esse assunto sempre me emociona... Paz e bem!

Nenhum comentário: